(11) 4553-8135

Fixo

(11) 94363-4730

WhatsApp

(11) 4553-8135

Fixo

Aumentar a pressão da água em casa: saiba tudo sobre pressurizadores

aumentar a pressão da água
31 jul

Aumentar a pressão da água em casa: saiba tudo sobre pressurizadores

Instalação e Manutenção em até 5x SEM JUROS no Cartão de Crédito, inclusive os serviços!

Quantas vezes você quis aumentar a pressão da água em casa? Afinal, nem sempre o chuveiro ou a torneira está com um bom volume de água. Assim é uma forma de gastar mais do que o normal. 

No entanto, é preciso instalar uma bomba pressurizadora em sua residência. Assim, você não vai sofrer com a pressão da água, seja no chuveiro ou torneira.

Quer saber como? Confira agora como aumentar a pressão da água em sua casa utilizando pressurizadores. Boa leitura!

O que é um pressurizador?

O pressurizador é uma bomba que tem a finalidade de aumentar a pressão da água em casa. Portanto, possibilita uma maior vazão nos pontos de consumo como, por exemplo, em chuveiros e torneiras. 

Além de potencializar a pressão e o fluxo da água, esse equipamento é responsável por realizar a distribuição ou transferência de um ponto para o outro. Portanto, você consegue utilizar torneiras e chuveiros ao mesmo tempo, sem problemas de vazão.l

Pressão da água baixa


Dentre outros fatores, aumentar a pressão da água em sua casa depende da gravidade. Por isso, é  necessário instalar a caixa d’água na parte mais alta da sua residência, ou seja, no telhado. 

Entretanto, mesmo se a caixa d’água estiver bem posicionada, é possível que outras questões atrapalhem a pressão correta nas encanações. 

Em alguns casos, o problema pode ser a baixa quantidade de água em sua caixa. Para isso não ocorrer, é necessário sempre verificar se os registros estão abertos e funcionando normalmente. Além disso, analise também se o fornecimento de água está certo.

No entanto, se mesmo assim os problemas com a pressão ainda persistirem, outros fatores devem ser verificados. Entre eles o regulador de pressão de água e as instalações.

Pode ser que o regulador não esteja funcionando corretamente. Mas é possível também que haja pontos de vazamento no encanamento. Isso impede aumentar a pressão da água em casa.

Já em relação às instalações, é necessário verificar se o projeto hidráulico de sua casa foi feito corretamente. Caso contrário, esse será um problema um pouco mais complicado de resolver. Afinal, será necessário analisar todo o sistema hidráulico da casa.

Levando em consideração todos os problemas listados acima, você deve ter percebido o quão complicado é resolver problemas para aumentar da pressão da água em sua casa, certo?

Pois bem, agora nós vamos te mostrar uma solução rápida e eficaz. Assim, você não precisará investir em reparos caros e demorados para aumentar a pressão da água em casa.

Pressurizadores

Os pressurizadores, quando são de boa qualidade e instalados corretamente, resolvem os seus problemas para aumentar a pressão da água em casa.

Afinal, eles são responsáveis por controlar a quantidade de fluxostato. Portanto, fazem com que a bomba de água continue funcionando.

Assim, os pressurizadores enviam água com maior precisão para os canos, controlando o fluxo de saída de água. Dessa forma, é possível controlar o fluxo de água que é emitido pelos canos.

Assim, ao instalar um pressurizador, você vai aumentar a pressão da água em casa. Mas também garantirá que o fluxo de água utilizado em sua casa seja mais consciente. Uma vez que, a quantidade certa de água será liberada. Assim, você economiza mais água em sua casa.

Agora que nós te mostramos quais são os possíveis problemas que geram baixa pressão da água em sua casa e como funcionam os pressurizadores. Nós mostraremos tudo sobre os pressurizadores da Solarium.

Tipos de pressurizadores e como funcionam

Existem três tipos de comuns de pressurizadores. Cada um é responsável por aumentar a pressão da água em casa de maneiras diferentes. São eles:

Fluxostato

Ideal para quando a pressão da água é baixa em apenas um ponto. Esse tipo de pressurizador possui um sensor que ativa o funcionamento da bomba apenas quando houver fluxo de água.

Portanto, quando um ponto de consumo é aberto, ocorre a passagem de água pelo fluxostato. Neste momento, ele emite um sinal para que a bomba seja acionada. Quando o ponto de consumo é fechado, o fluxostato corta a alimentação, fazendo a bomba desligar.

Esse tipo de pressurizador pode ser instalado apenas acima do ponto de consumo que necessita de maior pressão. Ao contrário, ele não funcionará.

Pressostato

Esse sistema mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo. Podendo ser usado para aumentar a pressão da água em casa

Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal. Mas se desliga automaticamente, a pressão é restabelecida.

Uma grande vantagem desse pressurizador é que ele pode ser instalado tanto acima quanto abaixo do ponto de consumo que serão atendidos.

Inversor de frequência


Esse tipo de pressurizador controla a pressão da água de maneira inteligente, mantendo-a sempre constante. Uma forma de consumir água com economia. 

Assim como o pressostato, os sistemas controlados por inversores de frequência também mantêm a rede sob pressão durante todo o tempo. No entanto, a bomba possui uma rotação variável que trabalha para atender somente a demanda necessária.

Ou seja, quando não há grande necessidade de vazão, a rotação é menor, proporcionando, dessa forma, uma ótima economia de energia.

Como escolher um bom pressurizador?

Escolher o pressurizador ideal para a sua casa vai depender de algumas considerações. São elas:

  • a quantidade de pontos de água;
  • o volume da caixa d’água;
  • a altura do pé direito da casa ou da caixa. 

Conhecendo esses três pontos você acerta na escolha. Veja abaixo o que considerar:

Considere a vazão da água

Antes de comprar qualquer modelo, conheça o motivo do vazamento da água de sua casa. Em alguns casos, pode ser necessário comprar um pressurizador local. Portanto, é possível aumentar a pressão da água em casa, no chuveiro ou torneira. 

Sendo assim, saiba quantas são as saídas que tem em sua casa e se a altura que a caixa fica é o suficiente para abastecer o local. Isso deve ser com um fluxo satisfatório. 

Caso contrário, é preciso colocar o pressurizador na caixa d’água, assim toda resistência recebe um bom fluxo. 

Avalie os tipos de pressurizadores

Há dois tipos de pressurizadores no mercado: o primeiro é o pressostato e o segundo o fluxostato. Mas cada um deles com suas características e indicações para determinadas necessidades.

As bombas com pressostato acionam a bomba hidráulica no momento em que é detectada uma queda na pressão e mantém-se funcionando. Mas, no momento em que a vazão de água é restabelecida ela desliga automaticamente.

Já os modelos de fluxostato emitem um sinal sempre que o sensor detectar um fluxo de água. Ou seja, sempre que alguém usar algum registro da casa a bomba é acionada. Quando o fluxo é interrompido, ela desliga.

Considere o custo-benefício

A primeira coisa que você deve pensar ao comprar uma bomba para aumentar a pressão da água em casa é no seu custo-benefício. Avalie o que, de fato, você precisa e suas reais necessidades.

No entanto, ao pensar em economia, quando o que está em jogo é a durabilidade é o desempenho do equipamento, o barato pode ser caro. Portanto, consulte um profissional se tiver dúvida. 

Como decidir qual o melhor pressurizador de água para sua casa ou empresa?

Uma pessoa que não conhece esse tipo de equipamento pode se confundir. Mas daremos algumas dicas fáceis para ajudar com o equipamento para aumentar a pressão da água em casa.

A baixa pressão de água nas torneiras é um dos problemas mais recorrentes para quem mora perto da praia. Porém, essa dificuldade também é comum em residências onde a posição da caixa d’água não é a ideal. 

Como resolver esse caos? A principal e melhor solução é usar a bomba pressurizadora. 

O equipamento é semelhante a uma bomba d’água. Mas com funções específicas. Porém, como definir o melhor pressurizador para suas necessidades?

É importante saber como funciona o equipamento. Continue acompanhando os próximos tópicos. 

Como funciona um pressurizador de água?

Um pressurizador pode ser instalado na tubulação interna do móvel. Ou seja, os tubos que vem da rua. Mas pode ser na saída dos reservatórios também, como cisternas ou caixa d’água. 

Sua principal função é assegurar que o aumento da pressão da água em casa permaneça igual. Portanto, ao ligar qualquer torneira no imóvel, o fluxo não fica fraco. 

O pressurizador serve para acabar com os chuveiros que só ficam pingando. Ou ainda, quando abre a torneira da pia ou chuveiro ficam com a pressão de água fraca.

Com esse equipamento isso é normalizado. Contudo, ainda tem outras vantagens:

  • melhoria na circulação de água em tubulações antigas;
  • atendimento em imóveis com mais de 1 piso;
  • pode ser instalado em apenas 1 cômodo, caso deseja corrigir apenas a pressão do chuveiro, por exemplo, pode colocar a bomba pressurizadora no banheiro;
  • ajuda a reduzir o consumo de energia;
  • são modelos silenciosos;
  • máquina presente em diferentes tipos de prédios, tais como hospitais, hotéis, indústrias, escolas, condomínios.

Como fazer para aumentar a pressão da água usando esse aparelho?

Vamos te mostrar como aumentar a pressão da água em casa com o pressurizador: 

Corrigindo a pressão d’água com o pressurizador?

Em primeiro lugar, para saber qual o melhor pressurizador de água, é preciso conhecer suas necessidades. Além disso, conheça onde será estruturado o abastecimento no seu imóvel. Avalie fatores como:

  • Há vazamentos nas tubulações?
  • Usa aquecedores na residência ou estabelecimento?
  • As torneiras estão quebradas, e pingam durante todo dia?
  • Como está posicionada sua caixa de água?
  • Foi instalada uma válvula de retenção na tubulação?

Antes de instalar um pressurizador, é importante verificar todos esses pontos. Por exemplo, os vazamentos são os principais vilões da pressão de água em um imóvel. Portanto, somente depois de corrigir esse problema é que vai conseguir continuar sua busca pelo melhor pressurizador.

Depois disso, a próxima etapa é usar o pressurizador certo para aumentar a pressão da água em casa. Para saber o melhor modelo é preciso:

  1. Saber se o reservatório que fornece água para a casa está instalado na parte baixa do terreno. Se sim, você precisa usar um pressurizador com pressostato, pois se destaca pelo desempenho de elevar líquidos;
  2. Mas, se o reservatório estiver instalado na parte de cima da residência, utilize um pressurizador com fluxostato. Afinal, ele funciona bem para atender pontos de consumo que estejam abaixo dele;
  3. Saber se os pressurizadores tem tecnologias específicas para sistema de abastecimento que use aquecedor. Portanto, deve-se preferir uma bomba pressurizadora voltada para águas aquecidas.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a existência de um modelo específico para chuveiros. Então, vale falar um pouco mais sobre isso.

O que é um pressurizador de chuveiro?

Um pressurizador de chuveiro tem a mesma função da bomba. Mas é fabricado em modelos mais compactos. Portanto, ele é instalado diretamente na tubulação do chuveiro para aumentar a pressão da água em casa, no chuveiro.

Essa é uma opção para imóveis térreos. Mas só atende ao chuveiro e não a outro ponto de consumo. Para o restante da residência é necessário outro aparelho.

Entretanto, para solucionar o problema da falta de força da água na torneira, somente o uso de um pressurizador mais robusto.

O que caracteriza um bom pressurizador?

Um bom modelo de pressurizador precisa ter:

  • Procedência do fabricante – o ideal é que opte por marcas que sejam referência na fabricação desse equipamento. No Brasil, o destaque fica para Rowa, Schneider, Jacuzzi, Syllent Aqquant, Grundfos, Ferrari, Rinnai, Lorezentti, Thebe, Dancor e Komeco;
  • Material do equipamento – encontra modelos fabricados usado, desde aço inoxidável até o resistente carbono;
  • Consumo –  escolha um aparelho que atenda sua demanda. Existem formatos para residências que funcionam perfeitamente para três pisos e até oito pontos de consumo;
  • Tempo de garantia técnica – é importante escolher uma marca que tenha peças de substituição e boa garantia;
  • Desempenho energético – o consumo de energia não precisa aumentar se usar um pressurizador em seu imóvel. Confira antes de comprar esse equipamento qual é o selo de desempenho energético;
  • Emissão de ruído – encontrará máquinas bem silenciosas. Se vai instalar dentro de sua casa, preferirá os pressurizadores que emitem pouco ruído. Normalmente, eles são os mais avançados da categoria;
  • Praticidade na instalação – não precisa derrubar paredes para instalar esse tipo de equipamento. Eles são comercializados em formatos compactos e leves. Porém, siga todas as recomendações para posicioná-lo no lugar certo. É preferível instalar o pressurizador num ponto fácil de movê-lo, assim ficará mais simples para fazer as manutenções periódicas, por exemplo.

Solárium pressurizadores


Solárium trabalha com marcas altamente qualificadas, garantindo assim que você tenha o melhor produto disponível em sua casa.

Esse aparelho trabalha de forma econômica, o que faz com que ele não gere nenhuma alteração em sua conta de energia.

Nossa equipe o instala nos pontos em que você deseja que a pressão da água aumente. Logo, ele pode ser instalado em chuveiros ou torneiras em que é necessário aumentar a pressão.

Portanto, se você deseja aumentar a pressão da água em casa, além de tornar o seu consumo mais consciente e benéfico para o meio ambiente. Não deixe de nos contatar.

Nós da Solárium estamos sempre prontos para te atender e encontrar a melhor solução possível para sua casa.

Não se esqueça de encomendar o orçamento do seu pressurizador conosco hoje mesmo clicando aqui.

Deixe uma resposta

Temos preços imbatíveis!!